Casa RD

Casa RD

 

Localização: Condomínio Jardins do Lago – Quadra 1,  Jardim Botânico, Brasília, DF

Área: 370 m²

Projeto: 2012

Construção: 2014

Autores: Filipe Monte Serrat e Camilo de Lannoy

Colaboradores: Manuela Dantas, Silvana Moraes, Carolina Dumay, Raquel Alves e Thais Nara

Obra: Construtora Castor

Fotos: Joana França

O projeto solicitado para esta casa, situada em um condomínio fechado nos arredores de Brasília, deveria ser sóbrio, sem ostentação, preferencialmente discreto.

Os primeiros dois terços do terreno foram ocupados por uma construção térrea, destinada à área social e a de serviços. Ao fundo foi proposto um bloco de dois pavimentos que abriga cinco quartos, áreas de estudo e sala íntima, implantado estrategicamente no sentido perpendicular ao térreo.

O espaço aberto resultante da combinação dos dois volumes delimita a área de lazer, que funciona completamente integrada aos espaços sociais. Os generosos painéis de esquadria de alumínio e vidro, que fazem o fechamento dos espaços internos, garantem a fluidez espacial desejada.

A área social, quando abertas as esquadrias, transforma-se em varanda, fazendo com que a sala de estar, jantar e cozinha façam as vezes do chamado “espaço gourmet”.

Os quartos, também voltados para a área de lazer, ficam discretamente protegidos por painéis móveis de ripado de madeira que, ao se movimentarem individualmente, desenham diferentes cenários no pano de fundo da edificação.

Do outro lado, o muro em chapa perfurada insinua alguma interação com a rua, mantendo, no entanto, a privacidade dos moradores.

No andar de cima, o terraço jardim localizado sobre o volume térreo funciona como varanda da suíte principal, bem como quinta fachada vista a partir dos demais quartos do pavimento superior e das casas vizinhas.

Por fim, o uso variado de texturas como a madeira, os cascalhos, o concreto, a ferrugem e a vegetação procuram dar à casa as referências intimistas solicitadas. Uma casa simples por fora e agregadora por dentro.

Casa RD

Casa RD

Casa RD

Casa RD

Casa RD

Casa RD

Casa RD

Casa RD

Casa RD

Casa RD

Casa RD

Casa RD

Casa RD

Casa RD